Teatro Escola Macunaíma - III Festival de Música - 15 maio 1983

Memória
Guto Maia e seus amigos da Zona Franca
No ano de 1983, o Teatro-Escola Macunaíma  tinha sua sede numa casa grande da Alameda Eduardo Prado, nos Campos Elíseos. Lá, se formaram muitos atores, diretores, autores, artistas que hoje são conhecidos do grande público nos palcos, na música, rádio e televisão, figuras relevantes da cena cultural de São Paulo e do Brasil, muitos inclusive, vindos da época em que o Macunaíma ficava na casa onde morou Mario de Andrade, hoje Oficina da Palavra - Casa Mário de Andrade, na rua Lopes Chaves.
Havia na época, uma teoria de que todo paulistano que fazia arte em São Paulo, em algum grau, descendia de um dos 100 integrantes da Semana de Arte de 22. Isso era muito estimulante, e a efervescência cultural na cidade, no Brasil e no Mundo era imensa.
Nessa época, surgiram as primeiras performances teatrais, estimuladas por festivais que mesclavam música, dança, teatro e artes plásticas em verdadeiros "happinings".
Anualmente, o Teatro-Escola Macunaíma promovia com alunos e professores um festival interno que era muito concorrido e revelou muitos talentos. 
Guto Maia, na época, aluno do curso de formação de ator, criou uma performance multimídia com o Grupo Zona Franca, surpreendeu pela mobilização, e ganhou por unanimidade o primeiro lugar daquele ano, com a música "Colóquio no Sofá - Um Bolerock", uma sátira intelecto-brega sobre a massificação televisiva, dominada na época por Silvio Santos, Chacrinha, e outros programas semanais de auditório.
Guto também ganhou o segundo lugar com a música "Maremoto", que compôs e cantou em dupla com a atriz Lucia Zmekhol. A música foi criada na véspera do Festival, inscrita na última hora, mas agradou ao júri e Lucia ainda ganhou o prêmio de "Melhor Intérprete".
Foi uma noite memorável para Guto Maia, que a partir de então, recebeu convites para criação de trilhas, trabalhou como ator, cenógrafo, autor e diretor, e os próximos 8 anos da sua vida foram profundamente ligados à criação teatral, atuando em todas as áreas de produções de espetáculos, com alguns prêmios e grande realização artística, sempre tendo a música como maior inspiração.
15 de maio de 1983.
Guto Maia e a Zona Franca
João, Santini "Hulk", Osvaldo, Aracy, Beto, Wilson, Marcia, Guto, Lucia,
Rafael, Chico, Fausto, Claudio e Marcão.
1°lugar: "Colóquio no Sofá, um Bolerock!" (Decisão unânime do júri)
2° lugar: "Maremoto" (Guto Maia e Lucia Zmekhol)
Melhor intérprete: Lucia Zmekhol

Site Oficial | Blog | Repertório | Sobre DoisdoBrasil | Imprensa |Clientes | Twitter | Agenda | Vídeos | Dois do Brasil na Web

Comentários

lúcia disse…
Oi Guto!!! Que legal relembrar esse momento... Saudades!!!
Lúcia
Santini disse…
Compadre... eu era o Hulk... hehehehe... Foi inesquecível... Bjs em seu coração...
Santini

Postagens mais visitadas deste blog

O "Wrong Way", de Conrado Paulino

ALICIA KLEIN lançou o livro: "A Máquina", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional - 31.03.2008

Homenagem ao professor Guto