100 Maiores Músicas Brasileiras, por Rolling Stones

A excelente Revista Rolling Stones dedicou a sua edição de aniversário de 2010 às “100 Maiores Músicas Brasileiras”, escolhidas por um júri de especialistas, músicos, críticos e musicólogos.

Marcos Resende, diretor da Rede Globo, já havia criado em 2000, para o programa Fantástico, a série “Cem Anos de Música” - com 100 canções, também escolhidas por grandes nomes.

É claro que, como em toda lista, há controvérsias e injustiças, mas essas canções são, sem dúvida, um painel fiel do que melhor se criou na nossa Cultura Musical Brasileira no último século. Passados alguns anos, certamente, outras composições fariam parte dessa seleção, mas a diversidade da Música Brasileira dificilmente será representada por 100 músicas apenas.

A apresentação da Revista Rolling Stones define bem o que a nossa música representa:

“A canção é o termômetro de uma nação. Nós nos sentimos bem? Estamos mal? Precisamos lutar? Então, ouça nossas canções e nos conheça. Através dos tempos, a canção popular vem redesenhando a cara do Brasil, refletindo nossas incertezas e anseios, esperando que os tempos turbulentos fossem embora e que a celebração finalmente fincasse bandeira. Estas 100 canções atestam a perenidade da nossa música. É um justo tributo a seus criadores e também a seus intérpretes.”

Às vésperas de 2015, como anda o termômetro da nossa criação musical?

Confira as 100 Maiores Músicas Brasileiras”, da Revista Rolling Stones, de 2010.

E, nos acompanhe e saiba mais em www.doisdobrasil.com/aulas.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O "Wrong Way", de Conrado Paulino

ALICIA KLEIN lançou o livro: "A Máquina", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional - 31.03.2008

Homenagem ao professor Guto