MÉTODO APAG E MÉTODO DSOP

Tomo a liberdade de usar a terceira pessoa, para me sentir mais confortável.

🙏🏽🙏🏽❤️
O MÉTODO APAG (Ajudar-Pedir-Aceitar-Gratidão), de EDUCAÇÃO ADAPTADA, criado pelo Professor Guto Maia, para pessoas com deficiências e vulneráveis com dificuldade de aprendizado, vem sendo desenvolvido ao longo de 20 anos.
O Método começou a ser idealizado no dia 20 de fevereiro de 2000, dia do aniversário de 1 ano do seu filho, Pedro, autista.
Um ano e meio antes, sua mãe, Nilza, tornara-se cadeirante, condição em que viveu por 12 anos, até sua morte.
Paralelamente, entre outros acontecimentos intensos, o Prof. Guto vivenciou o alcoolismo e a depressão do seu pai, Irineu, que desistiu de viver 11 meses depois da morte da Nilza.
Ou, seja, os últimos 21 anos, foram vividos exclusivamente no universo do cotidiano das aflições que as deficiências e suas consequências provocam.
A deficiência, sem si, é apenas a ponta de um iceberg num mar nebuloso de preconceito, intolerância, incompreensão e necessidades de toda ordem. Não há glamour na deficiência, seja ela qual for, ou que nível tenha.
A cada novo episódio na vida, ia-se confirmando a certeza para o Prof. Guto, de que queria viver o resto da vida dedicado ao ativismo da causa da pessoa com deficiência, especialmente pela constatação do quanto ela é devastadora na vida de qualquer família: rica, pobre, com instrução ou sem. O sofrimento é imenso.
Passou a estudar profundamente as deficiências, e como professor passou a acompanhar todo o processo de aprendizado dos alunos com deficiências, trabalhar na formação de professores de ensino adaptado, e, sobretudo, aplicar tudo o que aprendia com o Pedro, criando técnicas, protocolos, sistemas, até chegar a organizar um método que vem sendo experimentado em todos os cursos por onde passa com resultados positivos, porque é focado no ser humano bom, independente das limitações individuais.
Estes textos serão disponibilizados aos poucos, e terão depoimentos de pessoas que vivem e se identificam com o tema.
A pandemia do coronavírus frustrou dramaticamente todo o planejamento de lançamento do projeto em 2020, quando já estavam programadas viagens, cursos, palestras e eventos para apresentar publicamente o processo.
Ironicamente, a pandemia mostra-se um acontecimento semelhante à deficiência, nos seus vários momentos e intensidades:
o choque inicial, a negação, a insegurança, a depressão, preconceito, desesperança, e o medo do futuro, pois ela também mata sonhos e transforma vidas irreversivelmente.
Nada será o mesmo dali para a frente. Por isso, o projeto buscou usar a sigla APAG. Se não apagarmos definitivamente alguns sonhos anteriores, para reinventá-los e recicla-los de acordo com as possibilidades que se mostram, por menores que sejam, não conseguiremos sobreviver.
O ativismo do Prof.
Guto Maia
, é dedicado à memória da sua mãe, que viveu momentos muito indignos em razão da sua condição, também ao Pedro, obviamente, que também ajuda a escrevê-lo, e a todas as famílias que sabem o que isto significa.
E, principalmente, às mães, que conhecem cada detalhe das deficiências dos seus filhos. As madrugadas dessas mães são as mais sofridas. Elas sabem mais que ninguém sobre isso. Por isso, merecem todo o carinho de todos, e jamais poderiam ser magoadas por motivo algum do mundo.
A
Rossana Rosengarten
, mãe do Pedro, teve papel fundamental em cada passo do processo. A sua estrutura emocional, os seus limites psicológicos em relação ao tema, e a sua vontade de não ter atuação pública nesse ativismo, foram sempre respeitadas em cada detalhe.
Todo o conhecimento científico adquirido nas universidades, instituições, congressos, palestras, cursos, e principalmente a experiência pessoal e docente adquirida na convivência com pessoas com todos o tipos e níveis de deficiência e, especialmente, com o Pedro e sua mãe, Nilza, fez com que o Prof. Guto criasse protocolos e técnicas que passaram a se mostrar eficazes na educação, inclusive, de pessoas com funções preservadas ou com altas habilidades, com resultados relevantes. Suas técnicas pouco ortodoxas, o tornaram um professor muito querido dos alunos de todas as idades e turmas, com e sem deficiências, especialmente nos últimos 10 anos, quando sentiu-se mais preparado.
Agora, essas vivências foram organizadas e serão disponibilizadas.
Graças à pandemia, o lançamento aconteceu informalmente, na conversa desta live comandada pelo querido PhD Reinaldo Domingos, presidente da ABEFIN (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), e criador do Método DSOP (Diagnosticar-Sonhar-Orçar-Poupar), de eficiência cientificamente comprovada na Educação Financeira. Este, sim, é um método já consolidado!
Uma nova etapa se inicia para o Prof. Guto, numa área em que as pessoas com deficiências necessitam cada vez mais de espaço e reconhecimento. Um novo desafio para alguém habilitado e treinado para o confronto diário com a dificuldade, com o imprevisto e com o imponderável, como a própria Covid19, da qual também foi uma vítima e também sobreviveu.
O grande desafio do momento é mergulhar no METODO DSOP (Diagnosticar-Sonhar-Orçar-Poupar), idealizado pelo PhD Reinaldo Domingos, que generosamente abriu as portas para o debate da Acessibilidade à área da Educação Financeira, numa semana de conversas sobre as competências das pessoas com deficiências e seus familiares, na 7° Semana ENEF - Estratégia Nacional de Educadores Financeiros.
Desde seu início, em 1º de Julho de 2008, o DSOP teve como propósito levar todos que necessitavam desse conhecimento a alcançarem a saúde financeira com sustentabilidade.
O PhD Reinaldo Domingos, é presidente da ABEFIN, Associação Brasileira de Educadores Financeiros.
A intenção, agora, é levar às pessoas com deficiências e seus familiares, essa metodologia de forma adaptada e simples, com resultados seguros e acessíveis.
O Prof. Guto, hoje, sente-se agradecido e honrado pelo convite para fazer essa ponte e ser parte integrante desse time de Educadores Financeiros altamente qualificados.
Você sabe o que faz um Educador Financeiro? https://cutt.ly/Hhgt5FH
Sobre PhD Reinaldo Domingos: https://cutt.ly/zhgyiOh
Sobre Prof. Guto Maia: https://www.doisdobrasil.com
Sobre a ABEFIN: https://abefin.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O "Wrong Way", de Conrado Paulino

ALICIA KLEIN lançou o livro: "A Máquina", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional - 31.03.2008

Homenagem ao professor Guto